Mostrar mensagens com a etiqueta Festival. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Festival. Mostrar todas as mensagens

domingo, 13 de setembro de 2009

Festival Internacional de Folclore em Santa Maria de Cárquere


Teve lugar no dia 16 de Agosto de 2009, junto ao Mosteiro de Santa Maria de Cárquere e sob a organização do Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere, o seu XXII Feastival de Folclore, neste ano internacional.
Teve a presença do Senhor Presidente da Federação do Folclore Português, do Senhor Vice-Presidente , que acompanhara o seu Rancho Folclórico, vários conselheiros técnicos, entre eles o Senhor António Barreto e o Senhor Laurindo Lopes, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Resende, o Senhor Vice-Presidente, a Senhora Vereadora do Pelouro da Cultura e o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Cárquere.
Usaram da palavra o Senhor Presidente da Federação do Folclore Portugues, Fernando Ferreira, o Presidente do Rancho Folclórico de Santa Maria de Cárquere, Brito de Matos, e o Presidente da Câmara Municipal de Resende, Eng.º António Borges.
O Senhor Presidente da Federação disse palavras elogiosas sobre a qualidade do Rancho organizador do Festival e sobre a entrega do Presidente, do Vice-Presidente e da Directora Técnica do Rancho ao Folclore. Agradeceu ao Presidente da Câmara o apoio dado aos Ranchos Federados, estimulando, assim, a cultura tradicional.
O Presidente do Rancho de Santa Maria de Cárquere, depois de saudar as entidades presentes, disse congratular-se com a presença honrosa do Senhor Presidente da Câmara e Senhores Veredadores, bem como do Senhor Presidente da Federação do Folclore Português, do Senhor Vice-Presidente e dos Senhores conselheiros técnicos. Ao primeiro agradeceu o grande apoio financeiro e administrativo que tem prestado à Associação e pediu-lhe ainda, para futuro, o apoio financeiro para poder terminar as obras da sede do Rancho, lembrando-lhe que outras fontes de financiamento não tem.
Agradeceu, também, ao Senhor Presidente da Federação a surpresa agradável da sua honrosa visita e as suas palavras elogiosas e simpáticas. Agradeceu ainda ao Senhor Presidente da Junta de Freguesia a sua presença e o seu apoio, sempre útil e oportuno.
Agradeceu, finalmente, a todos quantos contribuiram para que a festa se realizasse e aos grupos folclóricos, que participaram no Festival, a sua vinda até Cárquere, e, de um modo especial, aos grupos estrangeiros, desejando-lhes boa viagem.
Falou, por fim, o Senhor Presidente da Câmara, que também elogiou o Rancho Folclórico de Santa Maria de Cárquere e o seu Presidente, pela realização do Festival e pela qualidade do Rancho, na sua defesa pela cultura popular.
Afirmou, a propósito do apoio financeiro, que lhe foi pedido, para a Associação terminar as obras da sede do Rancho, que o Dr. Brito de Matos poderá estar tranquilo, pois a Câmara apoiará a obra, por forma a que fosse concluída.
Seguiu-se a distribuição de prendas aos grupos folclóricos e a actuação de todos eles.
Pode afirmar-se que foi um Festival de muita qualidade, graças à autenticidade de todos os grupos folclóricos. Os grupos estrangeiros, da Polónia e de Timor, deram ao Festival um colorido e alegria diferentes, que as pessoas que assistiram muito aplaudiram, pela sua novidade.
Não restam, pois, dúvidas de que a tarde do dia 16 de Agosto de 2009, junto ao belo Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, foi de verdadeira cultura popular. -E.
Artigo publicado no Jornal Miradouro, na sua edição de 11/09/2009.

domingo, 17 de agosto de 2008

XXI Festival Internacional de Folclore


Realizou-se hoje, em Santa Maria de Cárquere, o XXI Festival Internacional de Folclore. Como vem sendo hábito todos os anos, no terceiro domingo de Agosto o Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere organiza o seu festival de folclore. Este ano toda a organização se sente muito orgulhosa, já que conseguiu atrair centenas de pessoas ao Carvalhal, um lugar muito emblemático a nível religioso, histórico e paisagístico. De manhã, às 11 horas, teve lugar a missa cantada pelo rancho, em que foi agradável sentir o "louvar a Deus" com cânticos acompanhados com os instrumentos tradicionais (acordeão, violas, bombo e ferrinhos), contribuindo assim para um ambiente de festa, pondo muita dignidade no acto religioso que se estava a celebrar. Às 15 horas teve início o cortejo etnográfico com todos os ranchos até ao palco onde iria decorrer o festival. O rancho da casa foi o primeiro a exibir as suas danças, os seus cantares e os seus trajes, que se reportam aos usos e costumes desta região nos finais do séc. XIX, sempre muito aplaudido. De seguida passaram pelo palco ranchos de vários pontos do país, desde Montijo, Monção, Matosinhos, Seia e Trofa. Mas a surpresa ficou para o fim já que o rancho proveniente da nossa vizinha Espanha proporcionou aos presentes um belíssimo espectáculo de danças e cantares tradicionais da região de Castilla de La Mancha: "Los Trovadores de La Mancha".
Está de parabéns o Rancho folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere que, como é hábito, prima pela boa organização, atraindo assim à freguesia de Cárquere centenas de visitantes.