Teve lugar no dia 16 de Agosto de 2009, junto ao Mosteiro de Santa Maria de Cárquere e sob a organização do Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere, o seu XXII Feastival de Folclore, neste ano internacional.
Teve a presença do Senhor Presidente da Federação do Folclore Português, do Senhor Vice-Presidente , que acompanhara o seu Rancho Folclórico, vários conselheiros técnicos, entre eles o Senhor António Barreto e o Senhor Laurindo Lopes, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Resende, o Senhor Vice-Presidente, a Senhora Vereadora do Pelouro da Cultura e o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Cárquere.
Usaram da palavra o Senhor Presidente da Federação do Folclore Portugues, Fernando Ferreira, o Presidente do Rancho Folclórico de Santa Maria de Cárquere, Brito de Matos, e o Presidente da Câmara Municipal de Resende, Eng.º António Borges.
O Senhor Presidente da Federação disse palavras elogiosas sobre a qualidade do Rancho organizador do Festival e sobre a entrega do Presidente, do Vice-Presidente e da Directora Técnica do Rancho ao Folclore. Agradeceu ao Presidente da Câmara o apoio dado aos Ranchos Federados, estimulando, assim, a cultura tradicional.
O Presidente do Rancho de Santa Maria de Cárquere, depois de saudar as entidades presentes, disse congratular-se com a presença honrosa do Senhor Presidente da Câmara e Senhores Veredadores, bem como do Senhor Presidente da Federação do Folclore Português, do Senhor Vice-Presidente e dos Senhores conselheiros técnicos. Ao primeiro agradeceu o grande apoio financeiro e administrativo que tem prestado à Associação e pediu-lhe ainda, para futuro, o apoio financeiro para poder terminar as obras da sede do Rancho, lembrando-lhe que outras fontes de financiamento não tem.
Agradeceu, também, ao Senhor Presidente da Federação a surpresa agradável da sua honrosa visita e as suas palavras elogiosas e simpáticas. Agradeceu ainda ao Senhor Presidente da Junta de Freguesia a sua presença e o seu apoio, sempre útil e oportuno.
Agradeceu, finalmente, a todos quantos contribuiram para que a festa se realizasse e aos grupos folclóricos, que participaram no Festival, a sua vinda até Cárquere, e, de um modo especial, aos grupos estrangeiros, desejando-lhes boa viagem.
Falou, por fim, o Senhor Presidente da Câmara, que também elogiou o Rancho Folclórico de Santa Maria de Cárquere e o seu Presidente, pela realização do Festival e pela qualidade do Rancho, na sua defesa pela cultura popular.
Afirmou, a propósito do apoio financeiro, que lhe foi pedido, para a Associação terminar as obras da sede do Rancho, que o Dr. Brito de Matos poderá estar tranquilo, pois a Câmara apoiará a obra, por forma a que fosse concluída.
Seguiu-se a distribuição de prendas aos grupos folclóricos e a actuação de todos eles.
Pode afirmar-se que foi um Festival de muita qualidade, graças à autenticidade de todos os grupos folclóricos. Os grupos estrangeiros, da Polónia e de Timor, deram ao Festival um colorido e alegria diferentes, que as pessoas que assistiram muito aplaudiram, pela sua novidade.
Não restam, pois, dúvidas de que a tarde do dia 16 de Agosto de 2009, junto ao belo Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, foi de verdadeira cultura popular. -E.
Artigo publicado no Jornal Miradouro, na sua edição de 11/09/2009.
Sem comentários:
Enviar um comentário